sábado, 18 de junho de 2011

Do curso, das opções, o rumo

Se meio mundo um dia se decidiu pela escolha mais acertada em vez da que lhe aconchegava o coração e lhe daria a certeza de dias felizes, eu também assim o fiz. Se tudo não fosse uma questão de monopolizar de certa forma o futuro, almejando mais, ou menos desta vida, então eu estaria de certeza num zoo marine ou num jardim zoológico, e era garantido que seria a pessoa mais feliz do mundo.

Desde cedo foi a minha vocação, doar o meu tempo a esses seres, desde cedo que me viam a trabalhar nesse mundo. Mais enganados não podiam estar. A vida trocou-me as voltas. O secundário foi passado a lutar por uma média, média essa que consegui para Medecina Veterinária ou Biologia. A última veio a demonstrar-se um curso com poucas saídas, mais voltada para a investigação e cair num Oceanário ou no ambicionado Zoo Marine um tiro ás escuras. Eu não o dei, também quem é capaz de fazer decisões tão difíceis e importantes naquela fase tão jovem da nossa vida? O sonho de veterinária morreu em 7 minutos, tempo em que assisti a um atropelamento de um gato e me apercebi que não tinha forças, nem conseguia conter as lágrimas para tomar uma atitude de socorro. Veterinária não é só ver dentes e dar festas num animal, requer sangue frio, coragem e um coração forte, eu não o tenho como continua-se a comprovar. O meu rumo de vida mudou quando descobri que realmente sabia desenhar... mas desenho.... desde quando isso nos poderá dar a segurança para o futuro? Requer por vezes uma “base” de alguém e acima de tudo que acreditemos em nós. Nunca dei muito valor aos meus rabiscos, apenas a minha professora e alguns amigos me incitavam a enveredar pelas Artes. Chegava assim á universidade, com média, mas sem rumo.

Acreditei, e acredito, que todos temos o nosso lugar neste mundo, e que se tivermos acima de tudo força de vontade e formos dinâmicos no dia-a-dia, conseguimos trazer um pouco daquilo que realmente sabemos fazer e gostamos de fazer para o nosso trabalho. E assim foi. Candidatei-me para a área do Ambiente. Gosto do que estudo, nunca sonhei com isto, mas de certa forma completa-me. Abordam-se temáticas actuais, tem uma visão muito abrangente de engenharia e acima de tudo proporciona-me conhecimentos que só um curso superior pode dar. E esse vale ouro.

Sei que posso vir a trabalhar numa má empresa, ter um mau ambiente de trabalho, mas tudo isso poderá ser mudado. Vou acreditar que sim.

E nesses dias, se ao chegar a casa tiver os meus cães, os meus gatos a correr na minha direcção, enquanto tropeçam nos baldes de tintas, lápis e afins, nesse dia eu vou ser feliz.

Vamos acreditar.

By N.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, acredita! A vida às vezes dá-nos o que não procurámos, e por vezes isso acaba por ser o mais acertado para nós...
Quando não conseguires traçar rumo para direção nenhuma, lança-te numa onda, e vê onde te leva o mar... acredita que qualquer resultado é excelente para quando não se tem planos.

primaS