domingo, 15 de novembro de 2009

Miss Insónia


Se há altura ideal para observar o que se vislumbra por detrás de uma janela,é naquela em que são três, quatro ou cinco da manhã e não se consegue dormir.
Nessas alturas, em que a insónia insiste em ficar sem ser convidada, instalamo-nos na janela e observamos o que se passa.
Eu gosto. Não de querer dormir e não conseguir, mas de olhar a noite, a rua, a vizinhança quando tudo, ou quase tudo, dorme.

Os sobreviventes, que mantêm as luzes acesas, estão geralmente ou na mesma situação de não conseguirem adormecer, ou estudam perante um exame importante que acordará horas depois, ou trabalham afincadamente num projecto importante, ou vão simplesmente beber água ou chá.

Eu bebo chá nessas alturas. Acalma. E enquanto os lábios saboreiam o chá, os olhos percorrem as coisas, e o pensamento assim se vai, lentamente, alimentando.


E quando a insónia decide finalmente pé-ante-pé sair, volto para a cama e anseio pelo tardar do acordar.


By C.

1 comentário:

Lady Bennett disse...

Também gosto mesmo de observar a cidade à noite. Os prédios com as poucas luzes acesas, as estradas com apenas um ou dois carros muito de vez em quando. Mas gosto e gosto especialmente daquela ideia de que nem a essa hora o mundo pára. É giro - já as insónias nem tanto!

Bjs*