sábado, 18 de setembro de 2010

A mais simples decisão.

Somos confrontados por vezes com pedidos de regresso, que por mais simples que pareçam exigem de nós uma análise profunda de todos os prós e os contras. Não foi o caso.

Pediram para voltar a trabalhar em um bar. A resposta foi não. Um não fácil, sem ser pensado e sem arrependimento.

Adorei o meio ano que trabalhei, tive a oportunidade de ver os vários tipos de clientes, o modo como solicitavam os pedidos, desde o nariz mais empinado ao mais simpático. Vi a arrogância em senhoras que se julgam muito importantes, vi o assédio de homens com idade de vôvô. Vi pessoas tão simpáticas que dava vontade de dar tudo de graça. Entornei cerveja para cima de um cliente no meu primeiro dia e escorreguei em cima de outro. Conheci clientes que ainda hoje me dizem bom dia.

Trabalhar com o público pode ser dificil por vezes, mas torna-se também muito compensador.

Servi cafés, coktails, cerveja e tudo isto no meio de um ambiente de trabalho fantástico. Tive colegas que ainda hoje me brindam com a vida deles. Perderam muito do tempo deles a ajudar-me no inicio e nunca, mas nunca deixaram de me ajudar nas "minhas mesas" sem que eu o pedisse. Éramos divertidos, cúmplices e trabalhadores. Até o facto de o boss ser das pessoas mais desprezíveis que até hoje conheci, era indiferente, porque partilhávamos o mesmo barco.

Mas um dia vieram propostas para um e para outro chegou um dia em que não engoliu mais nada do boss. E eu, sem eles, fiquei sem vontade de servir cafés, de aguentar o que até ali não me apercebi que aguentava.

Por tudo isto de bom, o meu não. Nada do que foi o seria e na possibilidade de voltar, tal como a vontade de repetir umas férias ou uma saída, nunca nos esqueceremos do tão bom que foi e tudo virá a saber a pouco.

E assim, ainda que estudante e por vezes empregada, sei que nenhum emprego será perfeito, resta saber se teremos algo que nos faça ter vontade de trabalhar. Seja pelo dinheiro para melhores opções de vida, seja pelas pessoas que partilham connosco, lado a lado um trabalho e que nos fazem estar tão bem.

Não, nesse bar nunca mais.

by N.







Sem comentários: