terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A eterna vizinha da BMX


Nesta cidade onde muitos amigos ficaram como apenas uma recordação, existe uma vizinha, uma amiga de longa data, a minha vizinha da BMX, da franja e do cabelo em "rabo de cavalo".

Com apenas 8 anos, família e mobílias trocaram a azafama da cidade á beira Tejo por esta pacata e fria cidade. No meio de tanta novidade, a solidão era óbvia e ocupava os meus dias. Não havia as amiguinhas , os baloiços não eram os mesmos e a novidade de ter um jardim depressa deixou de o ser. Por sorte a minha BMX vermelha fez a mesma viagem e depressa eu me apercebi das potencialidades que morar num bairro sossegado trazia. Andar de bicicleta não tinha restrição nem medos como em Lisboa e assim, ela depressa se tornou a minha amiga, que me dava companhia e permitia explorar o novo bairro, não fosse eu uma alminha curiosa.

No meio de tantas casas e jardins, todos eles estranhamente com um cão (não fugi á regra), vi que perto de mim morava uma rapariga que também tinha a sua BMX, franja e cabelo num "rabo de cavalo" como eu. Lembro-me de ter parado e ficado uns instantes a vê-la, era um "eu" que estava ali... Não como agora que quase todas temos franja, não que naquela altura fosse moda, mãezinha assim o decidia, e pelos vistos alguém partilhava das mesmas ideias.

Pois ali fiquei eu, especada a olhar... e como se fosse hoje, lembro-me de pensar "Ela ainda vai ser minha amiga".

O tempo passou, chegou o 5º ano, aula de apresentação e lá estava ela! As unicas na turma de cabelo escuro, franja e rabo de cavalo, mais gancho menos gancho. E o ano decorreu, formou-se uma amizade e até julgavam sermos irmãs. Pois bem, as histórias de BMX, passaram a histórias de patins em linha, a histórias de voley, a histórias de scooter, a histórias de carro e hoje os anos que partilhamos não cabem mais nas duas mãos. As histórias que temos e vivemos são mais que muitas, inesquecíveis e fáceis de roubar uma gargalhada a qualquer pessoa.

Hoje, muitos anos depois, aquela menina que vi é uma das minhas grandes amigas, uma das minhas mais loucas companhias e embora eu esteja fora durante grande parte do ano, vai ser sempre a minha vizinha.

"Ainda cá estamos X.!!!! 'Bora ir cafezar?"

By N.

1 comentário:

Este Blogue precisa de um nome disse...

Olá

Obrigada pelo convite. Têm a minha autorização desde que mencionem que o texto e o vizinho são meus. principalmente o vizinho, porque é gatérrimo ;)

Beijo e Bom Natal

p.s. depois avisem aquando do post